Filme (3.5): "Mr. Vingança", Coreia do Sul, 2002


Classificação: 3 narigadas e meia!

    Em meados de 2007 estava assistindo com um grupo de amigos um filme numa das seções de meio-dia que fazíamos na chicoteira que trabalho e um dos nossos colegas, ao entrar na sala, fez o seguinte comentário: "putz, este filme só tem japonês!". Após assistir o filme por 2 segundos, falou o que disse e saiu indignado da sala. O preconceito do colega não se justifica, pois "Oldboy" é um filme muito bom, além de não ser japonês, e sim sul-coreano. Eita!

    Na sequência descobri que o filme faz parte da trilogia da vingança do diretor sul coreano Park Chan-Wook, composto pelos filmes:
Mr. Vingança, 2002;
Oldboy, 2003;
Lady Vingança, 2005.




    Naquelas seções do meio-dia assistimos o 2º e o 3º da trilogia, e, apenas 5 anos depois lembrei de assistir ao primeiro deles: "Mr. Vingança".
Diferentemente do 2º, o primeiro não tem muito mistério. Os vingadores e o vingados ficam muito claros logo no primeiro terço do filme, mas isso não diminui em nada o interesse do filme. Cenas de violência, sons escatológicos e uma estratégia vingativa muito natural formam um filme muito legal.

    No fim a gente acaba torcendo tanto para o vingado quanto para vingador (e vice-versa?) e isso é o mais legal do filme, no qual não há discernimento entre mocinho e bandido (e vicer-versa?).





Comentários