Filme (4.0): "Curitiba Zero Grau", Brasil, Paraná, Curitiba, 2012

Nesta semana começou a florada 2012 dos Ipês de Curitiba e para comemorar e celebrar assisti a um filme legitimamente curitibano: "Curitiba Zero Grau".


 

Florada dos ipês curitibanos, no parque Bacacheri, 2012

Tal como merece a nossa cidade, ela é protagonista do filme. Em quase todas as cenas eu fiquei tentando reconhecer os locais de filmagem. Alguns facílimos, como o Terminal do Santa Cândida e as ruas do centro (Tibagi), outros nem tanto porém muito familiares. Me senti bobo, um Jacu de cidade pequena emocionado ao ver a nossa cidade na telona... Ma a culpa não é minha, e sim da falta de incentivo do cinema  local. Temos que aproveitar as raridades, no qual o filme "Estômago" era o único exemplar que me lembrava que tinha sido gravado em Curitiba.

Jackson Antunes é um dos protagonistas.

Falando um pouco sobre o filme, ele junta 4 histórias de homens que vivem em Curitiba e que de uma certa forma se tangenciam pela cidade. As histórias são narradas pelos seus protagonistas e cada uma tem um enfoque muito humano, dos sentimentos humanos, tanto que fica muito claro o perfil de cada um principalmente pela expressão dos seus sentimentos (choro, tristeza, medo, sofrimento).

Olha, tecnicamente há muitos defeitos, principalmente as tomadas noturnas, onde parece que foi usada uma câmera ruim, mas a história (com um final excepcional), o pano de fundo curitibano e o enfoque humano tornam "Curitiba Zero Grau" um filme belíssimo, emocionante e arrisco dizer que é um filme histórico para a nossa linda cidade.

Foi um prazer assisti-lo.
Classificação: 4 Narigadas!

Comentários